Quanto tempo é a vida útil da bateria dos carros elétricos?

 Quanto tempo duram as baterias de carros elétricos?

Jaguar I-Pace trenó de bateria

Manter a bateria do seu carro elétrico nas melhores condições pode prolongar sua vida útil; aqui está tudo o que você precisa saber ...

A duração da bateria é uma das maiores preocupações que os compradores potenciais têm ao considerar um carro elétrico . Junto com o alcance - e o medo de ficar sem energia no meio da jornada, conhecido como ansiedade de alcance - a forma como a bateria de um carro elétrico pode se degradar com o tempo é considerada uma grande barreira para a propriedade de EV.

Como qualquer bateria, incluindo a do seu celular ou laptop, as baterias dos carros elétricos perderão parte de sua capacidade com o uso prolongado. Abaixo, explicamos por que isso acontece e oferecemos conselhos sobre como você pode manter a bateria do seu carro elétrico nas melhores condições por mais tempo.

Honda E carregando

Por que a bateria de um carro elétrico perde carga?

Quase todas as baterias dos carros elétricos são do tipo íon-lítio. Essas baterias passam por 'ciclos' de descarga (quando você está dirigindo seu carro) e carregam (quando você liga o carro) e, com o tempo, esses ciclos cobram um preço em termos de quanta carga a bateria pode suportar - e, portanto, a distância que seu carro elétrico pode percorrer antes de precisar ser recarregado.

Como posso cuidar da bateria do meu carro?

Por mais contra-intuitivo que possa parecer, manter seu carro elétrico totalmente carregado pode danificar sua bateria, por causa do calor gerado durante a recarga. É por isso que alguns carros elétricos podem parar de carregar quando atingem a capacidade máxima, enquanto outros - como o sedã de luxo Tesla Model S - permitem que você carregue o carro até uma certa porcentagem antes de parar, ajudando a preservar a bateria.

A sobrecarga também pode causar alterações químicas dentro da própria bateria, o que pode afetar negativamente a eficiência com que pode armazenar energia.

Da mesma forma, descarregar a bateria de um carro elétrico não é uma boa ideia. A maioria das baterias de íon de lítio tem seu melhor desempenho quando estão entre 50% e 80% da capacidade. Carregar os últimos 20% de uma bateria também leva mais tempo do que os primeiros 80%, e é por isso que quando você está lendo sobre o carregamento rápido do tipo que você faria em uma estação de serviço de autoestrada, você regularmente verá números citando a velocidade dele leva para carregar um carro elétrico a 80% da capacidade.

Outro fator é a temperatura. O frio ou o calor extremos podem afetar negativamente a bateria do seu carro e, portanto, o alcance que você pode viajar. Em um teste do Nissan Leaf em condições frias, por exemplo, conseguimos 108 milhas - substancialmente menos do que em temperaturas mais quentes.

Renault Zoe

Garantias de bateria de carro elétrico

Os fabricantes de automóveis estão bem cientes de que os compradores em potencial estão preocupados com a longevidade das baterias de seus carros e muitos oferecem garantias sob medida para proprietários de EV. Na Folha, por exemplo, a Nissan oferece uma garantia que cobre a bateria e o motor elétrico por até cinco anos ou 60.000 milhas.

Em outro lugar, a garantia da Renault cobre o hatchback elétrico Zoe por até 100.000 milhas ou três anos, enquanto a Tesla oferece uma garantia de oito anos no Modelo S que não está sujeito a nenhuma quilometragem e pode ser transferido entre proprietários.

Confiabilidade do carro elétrico

De acordo com os resultados mais recentes da nossa Pesquisa de Confiabilidade , o Nissan Leaf é o carro elétrico mais confiável, com uma pontuação de 99,7% - com as poucas reclamações que recebemos sendo sobre a carroceria do carro, e não sobre a bateria. Na outra ponta da escala está o Tesla Model S, com pontuação de 50,9%. A maioria dessas falhas tinha a ver com seus sistemas elétricos e carroceria, no entanto; apenas 4% das reclamações que recebemos referem-se à bateria.

Também é importante notar que há casos em que a bateria de um carro elétrico há muito superou as expectativas. Em 2015, por exemplo, a Nissan relatou o caso de um Leaf que foi comprado em 2013 para ser usado como táxi na região da Cornualha. O carro percorreu mais de 100.000 milhas sem perder a vida da bateria.

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