Quanto tempo duram as baterias de carros elétricos?
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Manter a bateria do seu carro elétrico nas melhores condições pode prolongar sua vida útil; aqui está tudo o que você precisa saber ...
A duração da bateria é uma das maiores preocupações que os compradores potenciais têm ao considerar um carro elétrico . Junto com o alcance - e o medo de ficar sem energia no meio da jornada, conhecido como ansiedade de alcance - a forma como a bateria de um carro elétrico pode se degradar com o tempo é considerada uma grande barreira para a propriedade de EV.
Como qualquer bateria, incluindo a do seu celular ou laptop, as baterias dos carros elétricos perderão parte de sua capacidade com o uso prolongado. Abaixo, explicamos por que isso acontece e oferecemos conselhos sobre como você pode manter a bateria do seu carro elétrico nas melhores condições por mais tempo.
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Por que a bateria de um carro elétrico perde carga?
Quase todas as baterias dos carros elétricos são do tipo íon-lítio. Essas baterias passam por 'ciclos' de descarga (quando você está dirigindo seu carro) e carregam (quando você liga o carro) e, com o tempo, esses ciclos cobram um preço em termos de quanta carga a bateria pode suportar - e, portanto, a distância que seu carro elétrico pode percorrer antes de precisar ser recarregado.
Como posso cuidar da bateria do meu carro?
Por mais contra-intuitivo que possa parecer, manter seu carro elétrico totalmente carregado pode danificar sua bateria, por causa do calor gerado durante a recarga. É por isso que alguns carros elétricos podem parar de carregar quando atingem a capacidade máxima, enquanto outros - como o sedã de luxo Tesla Model S - permitem que você carregue o carro até uma certa porcentagem antes de parar, ajudando a preservar a bateria.
A sobrecarga também pode causar alterações químicas dentro da própria bateria, o que pode afetar negativamente a eficiência com que pode armazenar energia.
Da mesma forma, descarregar a bateria de um carro elétrico não é uma boa ideia. A maioria das baterias de íon de lítio tem seu melhor desempenho quando estão entre 50% e 80% da capacidade. Carregar os últimos 20% de uma bateria também leva mais tempo do que os primeiros 80%, e é por isso que quando você está lendo sobre o carregamento rápido do tipo que você faria em uma estação de serviço de autoestrada, você regularmente verá números citando a velocidade dele leva para carregar um carro elétrico a 80% da capacidade.
Outro fator é a temperatura. O frio ou o calor extremos podem afetar negativamente a bateria do seu carro e, portanto, o alcance que você pode viajar. Em um teste do Nissan Leaf em condições frias, por exemplo, conseguimos 108 milhas - substancialmente menos do que em temperaturas mais quentes.
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Garantias de bateria de carro elétrico
Os fabricantes de automóveis estão bem cientes de que os compradores em potencial estão preocupados com a longevidade das baterias de seus carros e muitos oferecem garantias sob medida para proprietários de EV. Na Folha, por exemplo, a Nissan oferece uma garantia que cobre a bateria e o motor elétrico por até cinco anos ou 60.000 milhas.
Em outro lugar, a garantia da Renault cobre o hatchback elétrico Zoe por até 100.000 milhas ou três anos, enquanto a Tesla oferece uma garantia de oito anos no Modelo S que não está sujeito a nenhuma quilometragem e pode ser transferido entre proprietários.
Confiabilidade do carro elétrico
De acordo com os resultados mais recentes da nossa Pesquisa de Confiabilidade , o Nissan Leaf é o carro elétrico mais confiável, com uma pontuação de 99,7% - com as poucas reclamações que recebemos sendo sobre a carroceria do carro, e não sobre a bateria. Na outra ponta da escala está o Tesla Model S, com pontuação de 50,9%. A maioria dessas falhas tinha a ver com seus sistemas elétricos e carroceria, no entanto; apenas 4% das reclamações que recebemos referem-se à bateria.
Também é importante notar que há casos em que a bateria de um carro elétrico há muito superou as expectativas. Em 2015, por exemplo, a Nissan relatou o caso de um Leaf que foi comprado em 2013 para ser usado como táxi na região da Cornualha. O carro percorreu mais de 100.000 milhas sem perder a vida da bateria.