Vai descer a serra? nunca faça isso...

Como descer uma serra em segurança? ou por que as serras são tão assustadoras? podemos evitar esse perigo? acontecer em uma viagem e na descida das serras? dicas para voce descer a serra sem medo! 

Um erro muito comum é o pé no freio constante! primeira coisa a saber ficar com o pé no freio o tempo todo é o pior erro que quase todo principiante comete, portanto nunca faça isso quando estiver em uma serra, eu vou explicar por que!!

sem que voce tire os pés do freio de tempos em tempos a temperatura das pastilhas e das lonas vão chegar a temperaturas elevadas a ponto de os freios pararem de funcionar, simplesmente. portanto tire o pé do freio o máximo que der, sem bater em ninguém, claro!
eu explico tudo pra voce passo a passo, pra voce ser elogiado no final da viagem, e todos vão querer andar com voce!
vou falar sobre:
·      Freios 
·       Neblina
·       Chuva
·       Defeitos
·       E para piorar eles podem vir todos juntos...


Se vc ja perdeu as calotas em serras saiba que vc correu risco de perder os freios.

Por que calotas caem e você pode 'perder' o freio na descida da serra?





Adeus às calotas. O primeiro problema ocorre quando as rodas aquecem e as calotas costumam dar adeus. ...


  • Freio borrachudo. Problema 2: com o aquecimento excessivo da roda, o freio pode ficar borrachudo e menos eficiente. ...





Disco de freio empenado.
além da sua manutenção o caso da descida da serra é mais uma questão de habilidade e saber como se faz do que o carro em si.
é claro que a manutenção do carro é importantíssima, mas o condutor inexperiente em uma serra ingrime como a da estrada Osvaldo Cruz, entre Ubatuba e Taubaté SP,  alem de muitas outras, pode colocar a vida dele e dos ouros ocupantes do veiculo em serio risco. pra saber se a maneira que vc sempre desceu a serra é segura ou não, é só ver se ja perdeu alguma calota nesses trajetos.


Se vc ja perdeu uma ou mais calotas na estrada , saiba que vc correu um  grande perigo nessa hora. 

Nunca desça a  serra toda segurando os freios o tempo todo. é contra intuitivo, temos a impressão de que se mantivermos os pés nos freios eles sempre farão seu trabalho, mas esse engano pode ser trágico! Os freios precisam se esfriar, e vc vai ter de soltá-los pra isso! ai vem a pergunta  : Como eu solto sem bater no veiculo da frente e nas curvas?
Bem: O carro tem de estar engatado, em uma marcha "pesada" segunda ou primeira marcha, dependendo da velocidade, assim o motor impede que o carro ganhe velocidade excessiva na descida e vc poderá dar o descanso aos freios. pise mais forte quando for usar e, deixe o carro bem lento e solte o freio totalmente, mantendo o pé  na direção do pedal mas sem tocar. lembre se com o carro engatado em uma marcha forte. (segunda ou primeira) em caso de chuva, e pista escorregadia, não precisa soltar tanto dos freios, a agua da chuva fara o resfriamento, ai vale vc perceber se a agua que esta batendo no aro é em quantidade para refrigerar, em serra, se soltar os freios sem que o carro esteja engatado ele tomará velocidade muito rápido, não faça essa besteira, ok?


Neblina
É um problema sério até para motoristas experientes, a visibilidade fica prejudicada e a hora de tomar decisão, e isso vai depender da espessura da neblina em si e da visibilidade, mas procure fazer o que precisa sem perder a calma. diminua a velocidade, mas nao pare na pista, vc nao esta vendo nada e quem vem atrás tbm nao te ve, saia da pista se precisar parar foque sua visao na faixa lateral acenda o farol baixo. 

Chuva
Mesmo a chuva fraca já merece alguma atenção, mas se for uma chuva forte tem que se preocupar bastante o carro pode perder a aderência e a “aquaplanar” (andar sobre a água) o que significa que você se sentiria como se estivesse 


de passageiro isso não é nada legal quando você está sentado no banco do motorista. se a chuva for muito forte, mesmo que se os pneus estejam bons, isso pode acontecer em caso de temporal, e se a pista não tiver uma boa drenagem, uma poça d'água pode colocar em risco sua viagem e até sua vida, dependendo da região onde você está circulando e a estrada que você tá usando deve tomar cuidado com possível poça d'água.


Como dissemos todos os problemas podem vir juntos, chuva, neblina, em uma viagem noturna, e nesses casos, Se for possível, a sugestão é parar em um posto fazer uma refeição, dar uma tranquilizada, curtir a viagem, curtir a vida, afinal a viagem pode ser tão prazerosa quanto o destino só depende e como a fazemos, boa viagem!








NOTÍCIAS UOL

Postagens mais visitadas

TRADUTOR

Pesquisar este blog