Zero ou usado? quais os fatores a se levar em conta na hora dessa escolha?

O carro novo se desvaloriza no minuto que você tira ele da concessionária então vale a pena comprar um carro novo ou você deve ficar na compra do usado?

Os verdadeiros aventureiros sempre compram carros usados ​​em vez de novos por um motivo sólido: os carros novos se desvalorizam em milhares de reais no instante que você sai do estacionamento. Mas há três anos, antes da minha epifania financeira, comprei um carro novo e não me arrependo. Admito que comprar usados ​​geralmente é melhor, mas às vezes comprar um novo não é tão ruim quanto alguns dizem.

Para entender como cheguei à conclusão de que às vezes é OK comprar um veículo novo, você tem que entender que deixei de pensar que estava sendo inteligente ao comprar um carro novo, a me arrependi profundamente, e voltei a ficar em paz com a decisão após tudo. Fale sobre um flip-flopper!

Mas antes de justificar a posse de um carro novo, deixe-me recapitular as vantagens e desvantagens de comprar um carro novo ou usado nos 4 pontos e defender minha escolha, ok?

Vantagens de comprar um carro novo

Garantia de fábrica

  • Nenhum proprietário anterior (e acidentes desconhecidos ou incidentes mecânicos)
  • Taxas de financiamento baixas geralmente disponíveis
  • Poucos custos de manutenção por 2-3 anos

Desvantagens de comprar um carro novo 

  • Mais caro
  • Depreciação imediata
  • Confiabilidade desconhecida para o ano do modelo
  • Custos de seguro e impostos mais altos

Vantagens de comprar usado




·         Menos caro

·         Depreciação mais lenta

·         Impostos mais baixos e custos de seguro

·         Dados de confiabilidade disponíveis em Relatórios do consumidor, etc.

Desvantagens de comprar um carro usado

·         Acidente desconhecido e história mecânica

·         Taxas de financiamento mais altas

·         Taxa para o revendedor mais alta

·         Custos de manutenção mais altos

No papel, o debate entre novos e usados ​​parece bastante equilibrado. Financeiramente, no entanto, geralmente é possível provar que comprar usados ​​vai economizar muito dinheiro - mesmo quando aumentos, taxas de juros e custos de manutenção são considerados.

então por que escolhi o novo...

Admito que a compra de meu carro novo foi motivada pela frustração de 10 anos dirigindo carros usados. (quem nunca) Não apenas carros usados, mas carros USADOS de 10-15 anos, 200mil  km ou mais. O tipo de carro que me aproximade a Deus pois por ele eu orava toda manhã,  o tipo de carro que eu orava pra não parar, ppra não precisar empurrar e até pra eu não precisar dirigir os  110 por hora na dutra. E eles eram o tipo de carro que não dava partida todas as manhas, na verdade por muitas manhãs e quando dava as vezes ele morria, os desgraçados as vezes que pegava e não morria ele andando pela marginal resolvia morrer, que sorte foram as vezes que deu pra chegar ao acostamento antes de parar de vez.

E então quando parecia que eu poderia pagar pelo carro, aproveitei a chance de comprar uma picape Toyota Tacoma 2WD nova. Ele tinha utilidade, classificações de confiabilidade excelentes e era um modelo 2WD de 4 cilindros, então ainda tinha um consumo de combustível decente. Parecia o compromisso perfeito entre a praticidade e a ânsia por um carro novo.

Porque foi que daí para frente comecei a pensar em ter cometido um erro ao comprar o carro zero.

É que nos primeiros seis meses fiquei extasiado com minha aquisição. você não se questiona quando ainda gosta daquele cheiro de carro novo todos os dias. E então, enquanto eu estava estacionando em uma rua alguém bateu na minha porta e deixou uma marca do tamanho de uma bola de gude, bem no meio da porta do motorista.

Eu admito que fiquei um caco. Fico até com um pouco de vergonha em admitir, eu era muito apegado com meu caminhão. Mas na época eu já tinha lhe dado com amassados antes. Eu conhecia pessoas que dirigem por São Paulo e tem uma nova marca no carro todos os dias! Fiquei muito chateado, mas só porque ele ainda era um carro novo!

Aí comecei a perceber dá para utilidade de um carro zero e o efeito drástico de se tentar dirigir um carro sem muito cuidado faz o valor despencar ainda mais.

Porque agora eu estou mais satisfeito com a escolha do carro zero

Definitivamente decidi não arrumar o amassado minha franquia do seguro era r$ 2.500 eu estimo que custaria talvez até r$ 4.200 mas para consertar, a menos que eu mesmo consertasse, mas como amassado não afetava em nada e se tratava de um caminhão achei melhor que ele começasse aceitar seus hematomas e cicatrizes que viria afinal um caminhão que se preza não deve ser cheio de mimimi se não é mesmo?

Essa minha decisão se deu pela razão que eu sei que nunca vou trocar esse meu caminhão ou vendê-lo por bom preço, eu dirijo muito por ano e para alguém que dirige tanto quanto eu, e não se importa de ter um carro de 8 anos faz sentido ter comprado uma caminhão pra casar. 

E você? 

 Já comprou um carro novo?

Você está feliz com a decisão? comenta aí conta sua história para gente.

 

 

NOTÍCIAS UOL

Postagens mais visitadas

TRADUTOR

Pesquisar este blog