Lembremos que essa época a regulação da propaganda era bem diferente do que é hoje, nao digo nem que era melhor ou pior, só que tinha características muito diferentes. Na França, o Renault Dauphine (o Pai) e seus
derivados foram produzidos entre 1956 e 1967 em mais de dois milhões de unidades. |
Ganharam produção também na Espanha,
na Itália e na Argentina.
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Nos Estados Unidos ele ofereceu até
transmissão automática, mas não fez sucesso.
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No Brasil ele aparecia em outubro de
1959, pela Willys-Overland, para concorrer com o
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Fusca e o DKW-Vemag. (se me pedirem eu trago a história dessa lenda urbana tbm ok?)
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O motor 850 de 26 cv ficava na
traseira, como o do Volkswagen, mas a estrutura monobloco era a única na categoria.
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Leve, com 650 kg, ele acelerava de 0
a 100 em 35 segundos.
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O Dauphine tinha peculiaridades como
a buzina na alavanca esquerda da coluna de direção,
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uma tradição francesa.
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Nas portas traseiras, travas impediam
crianças de abri-las por dentro, um recurso que demoraria
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a chegar a outras marcas.
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O estepe ficava sob o porta-malas
dianteiro com acesso por tampa própria.
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As rodas usavam três parafusos, o que
seria mantido no Ford Corcel, um projeto Renault.
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Na transmissão de três marchas, a primeira
ainda não era sincronizada.
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A propaganda anunciava "um carro
confortável com a solidez que você exige" e "estável com a potência que você exige"
Na prática, não era sólido nem estável. Que o diga o apelido Leite Glória, marca de leite em pó que usava o slogan "desmancha sem bater". |
O desempenho melhorava no Gordini, em
1962, com 32 cv e caixa de quatro marchas.
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Ele travou boas brigas com o Fusca na
publicidade.
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 A VW falava em manutenção fácil e
arrefecimento a ar.
A Willys respondia: "Economia de água? O Gordini economiza o que é importante", ou seja, combustível. O esportivo 1093 chegava em 1964.
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A cilindrada era a mesma, mas a
potência subia para 42 cv.
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O motor exigia gasolina azul, de
maior octanagem, e havia conta-giros no painel.
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Um Gordini despojado, o Teimoso,
atendia ao programa de carros econômicos do governo
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em 1964.
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O interior era simples ao extremo,
mas ele custava metade do Gordini.
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Freios a disco dianteiros eram
inovação do Gordini III, em 1967.
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No ano seguinte ele saía de linha
após 74 mil unidades das quatro versões.
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Na Itália o Dauphine foi feito pela
Alfa Romeo.
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Nos Estados Unidos ele recebeu motor
elétrico pela empresa Henney.
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Alcançava até 80 km/h. |