Atualmente,
é um dos motores mais vendidos do mundo. O bloco 1500 cc de 90, 110 ou 160
cavalos de potência equipa não só praticamente toda a gama da Renault, mas
também quase toda a gama da Nissan. Este é também o mesmo bloco que equipa o
Mercedes Classe A, B, CLA e GLA, e ainda a Mercedes Citan.
Se está a
par do mercado automóvel, certamente, já ouviu bastantes pessoas a criticarem o
facto destes modelos da Mercedes serem equipados com motor Renault. Apesar da
performance não ser impressionante, a grande verdade é que os consumos, a
fiabilidade e os números das vendas impressionam, e por isso não podemos deixar
de considerar este como um dos melhores motores a diesel de sempre.
9. Honda 2.2 i-CTDI
Este
motor pertence à série de motores N da Honda. Esta foi a primeira série de
motores diesel da Honda. Esta gama de motores equipa veículos de dimensão
média, e conta com motores com 1600 cc até 2200 cc.
Neste
caso, decidimos distinguir o 2.2 i-CTDI porque de todos os motores, foi o que
apresentou melhores performances, consumos, qualidade de construção e porque
foi o melhor sucedido.
A Honda,
que desenvolveu o soberbo V-TEC a gasolina, construiu um motor de 4 cilindros
que consegue produzir 142 cavalos de potência. Como tem um bloco em alumínio, o
motor apresenta uma elevada rigidez e um peso menor do que o esperado. Este
motor foi responsável por equipar as seguintes máquinas da Honda: Accord,
Accord Tourer, FR-V, CR-V e Civic.
8. BMW M51
O BMW M51 foi produzido entre
1991 e 2000, e equipou os modelos série 5 da BMW
Motor BMW
produzidos
entre 1995 e 2003. Devido à sua fiabilidade, consumos e potência, o motor de
2,5 L com 6 cilindros em linha é considerado um dos melhores motores de sempre
da BMW.
Apesar
dos anos terem passado, hoje em dia, ainda podemos avistar regularmente na
estrada estes BMW 530D, alguns deles com milhares de quilómetros acumulados.
Mesmo assim, estes motores conseguem fazer frente a um carro moderno, quer a
nível de consumos, quer a nível de prestações, uma vez que no mínimo contam
sempre com 115 cavalos de potência
7. Isuzu Z17DTH
Hoje em
dia, não são muitas as pessoas que se lembram da Isuzu quando se fala em
motores robustos e duradouros. No entanto, se recuarmos no tempo e falarmos com
mecânicos com mais experiência, certamente, esta marca irá ser mencionada.
A Isuzu é
uma fabricante japonesa com uma excelente reputação. Esta reputação tem sido
garantida devido à produção de alguns dos melhores motores diesel de sempre.
Estes motores de alta qualidade, duráveis e económicos equipam veículos
automóveis, ligeiros e pesados, e até máquinas de construção.
Todas
estas características despertaram o interesse de marcas bem conhecidas, tais
como: Opel / Vauxhall, Chevrolet, SAAB, Renault, Toyota, Mazda e Honda.
O Z17DTH
é um motor com 1700 cc e 4 cilindros em linha desenhado originalmente pela
Isuzu, mas que agora pertence à General Motors. Este motor produz 100 cv de
potência e é conhecido por apresentar bons consumos. Saiba que pode encontrar o
Z17DTH Isuzu dentro dos seguintes capos: Opel Astra (2004-2007 e 2007-2009),
Opel Corsa (2003-2006), Opel Meriva (2003-2005 e 2005-2010) e ainda Opel Combo
(2004-2010).
6. Volkswagen
AHF/ASV
Para
muitos são considerados dois motores distintos, para outros são o mesmo, uma
coisa é certa, é um dos melhores motores a diesel de sempre. Como as diferenças
são “poucas e pequenas”, consideramos estas duas variantes como sendo apenas um
motor.
O bloco
de motor 1.9 turbo diesel de 4 cilindros e 110 cavalos desenvolvido pela
Volkswagen equipava modelos das várias marcas do Grupo VAG, onde se destacam o
Audi A4, Audi A3, Seat Ibiza, Seat Leon, Volkswagen Golf e Volkswagen Passat.
Uma vez
que são bastante fiáveis e capazes de aguentar performances bastante maiores,
atualmente, continuam a ser bastante apreciados pelos amantes das modificações
de carros.
Devido às
excelentes características, fiabilidade e performance, este motor foi
considerado “motor do ano” durante 4 anos consecutivos, na categoria 1.8L – 2.0
L diesel.
5. Mercedes-Benz
OM646
O OM646 é
um motor da Mercedes produzido entre 2002 e 2010. Neste período de tempo, o
bloco foi sofrendo alterações para melhorar o seu desempenho. O motor diesel de
4 cilindros, 2100 de cilindrada e 148 cavalos de potência equipa os modelos
lançados durante este período e com a designação 200 CDI e 220 CDI, e ainda o
Chrysler PT Cruiser.
A
fiabilidade, qualidade e robustez são adjetivos perfeitos para o descrever. O
elevado número de carros que se encontram equipados com este motor, e que
continuam a circular sem qualquer problema são um certificado da qualidade
inegável do motor.
A
qualidade, fiabilidade e o sucesso do motor e da marca fazem com que queira
saber mais sobre este motor? E também quer saber que carros é que equipa? Se
sim, fique a saber que pode encontrar este motor nos seguintes modelos: Classe
C, Classe E, CLC, CLK, Vito e Sprinter.
4. Sofim 8140
O 8140 da
Sofim é um motor com uma história longa e que equipou vários automóveis,
sobretudo comerciais de mercadorias. Para quem não conhece a Sofim, esta é
resultado de uma aliança estratégica franco-italiana estabelecida entre a Fiat,
Renault e Alfa Romeo em 1974. Em 1981, a aliança franco-italiana foi comprada
pela Iveco.
O design
do motor 8140 foi terminado em 1974, mas apenas nos meados dos anos 80 é que o
motor foi lançado. O seu lançamento foi atrasado devido a problemas de fluxos
de calor.
Após este
problema ter sido resolvido, e a sua primeira versão ter sido um sucesso, as
melhoram foram sendo realizadas e com isso foram surgindo várias versões, mais
concretamente: 2.0 L; 2.4L; 2.5L e ainda 2.8 L. Todas estas variantes estavam
equipadas com 4 cilindros.
Devido à
qualidade e fiabilidade do motor, a produção iniciada em 1974, claro que com as
devidas alterações, estendeu-se até 2006. Como referido anteriormente, este
motor equipou diversos carros e de diversas gerações, onde se destacam: Fiat
131 e 132, Fiat Ducato, Iveco Daily, Renault Trafic, Renault Master, Opel
Movano, Nissan Interstar, Citroen Jumper e Peugeot Boxer
3. Mercedes-Benz
OM617
O OM617
era o motor que equipava os Mercedes 300D produzidos entre 1977 e 1985. Na sua
composição o motor de 3000 de cilindrada contava com 5 cilindros dispostos em
linha e que geravam 80 cv de potência.
Apesar de
aparentemente o motor ter pouca potência (80 cavalos), o Mercedes 300D era
bastante potente e fiável na sua época. Para além disso, os consumos também
impressionavam, visto que para percorrer 100 km eram necessário 8L de
combustível.
Os 300D
estiveram ao serviço de muitos taxistas no nosso país nas décadas de 80 e 90,
percorrendo milhões de quilómetros. Ainda é possível encontrar alguns destes
exemplares em África a percorrer grandes distâncias sem qualquer registo de
avarias. Este carro é um futuro clássico a um preço muito acessível.
2. Toyota 1CD-FTV
O motor
desenvolvido pela Toyota 2.0 diesel de 90 cavalos, mas que na sua máxima força
conseguia os 116 cavalos de potência, equipou a 9ª geração do Toyota Corolla,
produzidos entre 2000 e 2007.
A Toyota,
fabricante japonesa fundada em 1937, é conhecida pela sua fiabilidade e
qualidade de construção, sobretudo dos motores. Estas características são
refletidas nos números de vendas da marca ano após ano.
Voltando
ao motor 2.0 de 90 cavalos que equipou a 9ª geração do Corolla, podemos dizer
que estes são verdadeiros “papa-quilómetros”.
Atualmente,
apesar das centenas de milhares de quilómetros percorridos por estes carros,
ainda é possível encontrar milhares destes modelos nas estradas portuguesas,
isso porque os motores não demonstram sinais de fraquezas.
Como pode
ver são várias as características do Corolla que
o tornam um verdadeiro sucesso em todo mundo, fazendo dele o modelo mais vendido de sempre.
Vamos finalizar esta lista sem mais rodeios, e
vamos para o motor diesel mais potente da atualidade, o 4.0 TDI da Audi. Os 8
cilindros dispostos em V e os 4000 cc produzem 435 cavalos. Este potentíssimo
motor pode ser encontrado não só no SQ7, a versão mais desportiva do Audi Q7,
mas também no luxuoso Bentley Bentayga.
O diesel
de 4.0L consegue fazer com que o SQ7 da Audi atinja os 100 km/h em apenas 4,8
segundos e estamos a falar de um SUV com, aproximadamente, 2400 kg. Ele também
é dotado de uma aceleração suave e capaz de levar estes dois SUV até bem acima
dos 250 km/h. Como pode ver, potência e agilidade é algo que nunca vai faltar a
este motor.
Quanto à
fiabilidade ainda é cedo para falar nela e só o tempo poderá dar resposta a
esta questão. Porém, da Audi só esperamos o melhor. Na nossa opinião, estes
motores diesel de nova geração prometem deixar o seu legado na história.